segunda-feira, 8 de abril de 2013

Na contramão do mundo EU VOU!


“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16.15


O IDE
Para muitos jovens, se envolver  com missões é coisa para os mais velhos, para o ministério dos idosos e adultos. Para muitos de nós, para evangelizar, basta entregar os folhetinhos nas ruas e dizer: “Jesus te ama, e eu também”. Muitos de nós estudamos e trabalhamos com muitos outros jovens que não conhecem a Jesus e de certa forma, nos omitimos e conversamos sobre qualquer coisa, menos sobre o amor de Jesus Cristo. Tenho uma coisa a dizer para vocês: O “IDE” também se aplica a nós jovens, e devemos viver e disseminar o evangelho a todos os que conhecemos! Em Eclesiastes 12:1, Salomão diz: “Lembra do teu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.…”  
Neste versículo, Salomão está querendo expressar que o período da nossa vida onde temos maior disposição, energia, vigor, no qual estamos no auge da condição física, é o tempo da juventude. É nesse momento da vida de um homem, que devemos lançar toda a nossa energia e determinação nas coisas de Deus. Neste momento, precisamos nos levantar e falar do amor de Cristo a todos aqueles que estão perdidos, longe do evangelho. Nossa juventude é capaz de fazer muito mais!

Ele te escolheu!
O IDE não é somente uma prática. É uma ordenança! Jesus Cristo nos ensina em Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura“. Quando Jesus diz isto, ele não fala: “Pregai o evangelho somente quando tem evangelismo na sua igreja”. Ele diz “Pregai o evangelho a TODA criatura”. Toda criatura engloba seus amigos do mundo, seus vizinhos, sua família, seus colegas de trabalho, escola e faculdade. Muitas pessoas precisam de VOCÊ para conhecer a Jesus Cristo. Muitos jovens estão perecendo, afundados nos vícios, nos hábitos ruins, no pecado, na depressão, e é nosso papel levar as boas novas a tantas pessoas carentes do verdadeiro amor. Quando você estava nas trevas, alguém se colocou a falar do amor de Deus e chegou até você para trazer luz a sua vida!

Eu sou capaz?
Muitas pessoas se dizem tímidas e se sentem incapazes de falar com outras pessoas, principalmente sobre Jesus Cristo. Você pode pensar que não irá conseguir, mas o que te convence todos os dias a continuar nesta caminhada? O Espírito Santo! É Ele que convence o pecador do pecado, e é Ele que caminhará com você e usará a sua vida para ganhar muitas e muitas vidas para Cristo!

#FICA A DICA:

Você precisa se PREPARAR!

Se preparar é basicamente estudar a Palavra de Deus, pois ela será a sua arma. A bíblia é uma arma poderosa, pois sua palavra nunca volta vazia. A bíblia é uma fonte de respostas para as perguntas que a pessoa tem, e não uma fonte de acusações de tudo o que está errado na vida dela. É lá que você encontrará palavras e exemplos para utilizar ao falar do amor de Deus a alguém. Você pode ir muito além do “Jesus te ama e eu também”!

Você precisa se colocar a DISPOSIÇÃO!
Se coloque a disposição para que o Espírito Santo possa te usar. Além disso, a sua igreja precisa saber que você quer se envolver com missões! Você pode orar, falar, contribuir e propor ideias criativas para o ministério da sua igreja!

Você precisa ORAR!
Você precisa orar para que Deus coloque em você a ousadia necessária para proclamar as boas novas! Ore também para que o Espírito Santo de Deus possa preparar o coração das pessoas que você irá falar, ou até mesmo para que a palavra proferida seja como semente, e que ela frutifique!

Você precisa AMAR!

Antes de tudo, você precisa amar vidas. Você precisa entender que muitos jovens estão indo para o inferno por causa da nossa omissão. É muito bom sentarmos no banco da igreja e ouvirmos uma boa palavra, um bom ministério de louvor e o pastor pregando sobre vitória. Porém, o evangelho não é isto! Jesus Cristo não sofreu na cruz para ver uma juventude tão acomodada! Temos que ir às ruas, porque amamos de verdade as vidas lá fora e acreditamos no plano que Deus tem para a vida deles. Não queremos mais ver Satanás colocando as mãos em vidas que podem se render de verdade a Jesus Cristo.

Seja paciente!
Paciência é um dom! Muitas pessoas não são tocadas em primeiro momento. Você daria sua vida para alguém só por causa de uma apresentação brilhante? O seu papel não é “empurrar” Cristo para as pessoas, e nem fazer terrorismo dizendo que se a pessoa não aceitar irá para o inferno, ou se sentir “dono da verdade”. Continue orando pela vida do seu amigo, faça a sua parte e deixa o resto com Ele! O Espirito Santo irá convencer no tempo certo!

Saia da zona de conforto!

Podemos ler em Lucas 4:17-19, que Jesus Cristo se levantou a ler o trecho do livro do profeta Isaías (capítulo 61, versículo 1): “O Espírito do Senhor é sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”.
Durante todo o ministério de Jesus na terra, Ele se predispôs a pregar o evangelho a toda a criatura que encontrasse, e ainda o seu exemplo a ser seguido por muitos. E você? Ficará sentado no banco da igreja, deixando tudo igual lá fora? Não deveríamos nos assemelhar a Jesus Cristo? Para quantas pessoas você falou do amor de Cristo este ano? Não fique parado! Há muito trabalho a ser feito! Saia da sua Zona de Conforto!

Um grande abraço,
Juventude Pibarg


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vem aí a nova série de mensagens da JUV! Aguarde \o/


8° Passo Celebrando a Recuperação: Ajuda!

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. [...] a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!” Tg 1.2 e 4 NTLH
 Já vimos que:
 - No 1º passo falamos sobre LIBERDADE
- No 2º passo falamos sobre ESPERANÇA
- No 3º passo falamos de COMPROMISSO
- No 4º passo falamos de LIMPEZA
- No 5º Passo falamos de SUBMISSÃO
- No 6º Passo falamos de PERDÃO
- No 7º Passo falamos de MANUTENÇÃO

Hoje convido você para dar o Passo 8: AJUDA!
Neste passo, você precisa se oferecer a DEUS para ser USADO a levar as boas novas Dele aos OUTROS através do seu exemplo de vida e palavras!

I. POR QUE DEUS PERMITE A SUA DOR?

a) Para que você aprenda a ESCOLHER melhor!
Quando passamos por algo muito ruim, não queremos passar novamente, certo? Dificilmente você voltará a escolher o caminho que te levou ao sofrimento quando tiver que escolher entre ele ou outro. 

“...hoje dei a oportunidade de vocês escolherem a benção e a maldição. Oh! Escolham a vida!” Dt 30.19 BV

b) Para que você dê ATENÇÃO exclusiva a Ele!
Somos totalmente dependentes de Deus, e quando sofremos, reconhecemos que precisamos dEle. Ás vezes estamos em um caminho tão distante de Deus, que mal reconhecemos o caminho de volta. É aí que Deus intervém e faz com que voltemos ao caminho original, perto dEle!

Quando a minha vida se apagava, eu me lembrei do Senhor...” Jn 2.7 NVI


c) Para que você aprenda a DEPENDER dEle!
Muitas vezes, Deus quer que abaixemos a guarda e reconheçamos que Ele pode nos salvar, nos curar, e que sem Ele não podemos ir tão longe. Queremos tomar o controle das nossas vidas, e Deus é muito educado ao permitir que façamos isto. Mas somos seres humanos, e não podemos controlar algo tão complexo! Somente Ele é capaz de dar o rumo perfeito a nossa existência!
 Sentimos que estávamos condenados a morte e percebemos que éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos; isso foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos”  2 Co 1.8-10 BV

d) Para que a sua cura seja INSPIRAÇÃO para outros
“...que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. II Co 1.4

Quando somos curados e as pessoas vêem a mudança a mudança de vida que Deus fez em nós, muitos são atraídos para a presença de Deus. Pensam: "Se Deus pode curar esta pessoa, o que não fará por mim?". Deus pode todas as coisas, e ele tem cura para todos os feridos, basta que venhamos a abrir os nossos corações! Você pode ser canal de cura para as pessoas! Seja inspirador!
  II. COMO EXPERIMENTAR A CURA DE DEUS?

1. RECONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE JESUS - Jo 4.13 NVI
Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede”

Reconhecer a importância de Jesus é uma questão de FÉ!

2. RECONHEÇA O TEMPO NECESSÁRIO PARA A SUA CURA - Jo 4.17 NVI
 "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido”.
 Reconhecer o tempo necessário para a sua cura, é uma questão de PERSEVERANÇA! Não devemos desistir no primeiro empecilho! Jesus caminhará contigo para vencer esta batalha!

3. RECONHEÇA AS CAUSAS QUE O LEVA A QUEDA
Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta...” Jo 4.19 NVI
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10
Reconhecer as causas que o leva a queda é uma questão de AUTOCONHECIMENTO! Primeiro, você deverá ser sincero você mesmo. Quem mais se não Deus, conhece mais você? Você mesmo! Faça uma auto-avaliação, e recorde as causas que o fazem cair e permaneça longe delas! Não se ache o SUPER MAN, dizendo a si mesmo que pode conviver com as causas sem ser atingido por elas. Até o Super Man tinha uma kriptonita! 

4. RECONHEÇA O PODER DE INFLUENCIAR OUTROS – Jo 4.39 NVI
Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”.
Jesus o escolheu primeiro! Se Ele o fez, é porque você é capaz! Reconheça que Ele irá dar as estratégias certas para levar as boas novas aos outros e reconheça o seu poder de influência! Compartilhar a sua história é uma questão de COMPAIXÃO!

Três sugestões para compartilhar a sua história:
 -Primeira sugestão - Seja HUMILDE!
-Segunda sugestão - Seja HONESTO!
-Terceira sugestão - Seja PESSOAL!



Assuma o compromisso de compartilhar com as pessoas a ação restauradora de Deus em você! Nunca se esqueça! Não há nada que a presença de Jesus não possa CURAR!

Um grande abraço,
Juventude Pibarg!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

7° Passo Celebrando a Recuperação - A MANUTENÇÃO!


"Vigiem comigo e orem para que o Tentador não domine vocês, pois embora o espírito esteja preparado, o corpo é fraco". Marcos 14:38 (BV)

Revisão!
Já vimos que...
No 1° passo nós falamos sobre liberdade: “Reconheço que não sou Deus”.
No 2° passo nós falamos sobre esperança: “Sinceramente crer que Deus pode me ajudar a me recuperar”.
No 3° passo nós falamos sobre compromisso: “Conscientemente escolho confiar toda minha vida e minha vontade aos cuidados e controle de Cristo”.
No 4° passo nós falamos sobre limpeza: “Abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim”.
No 5° passo nós falamos sobre submissão: “Peço humildemente, que Deus remova meus defeitos de caráter”.
No 6° passo nós falamos sobre perdão: “Examino todos os meus relacionamentos, oferecendo perdão aqueles que me fizeram mal e reparo os danos que causei”.

Hoje iremos falar sobre o Passo 7: A MANUTENÇÃO!
Crescimento não é um processo tranquilo. O caminho para a recuperação é cheio de relevos. São dois passos à frente e um para trás. Você tem problemas, cai em padrões de comportamento, e pode até ter uma recaída.
O alcoólatra, por exemplo, pode voltar a beber. O que come demais pode ter uma recaída e comer demais em algum momento, o dependente de jogos pode voltar a jogar e o que trabalha demais pode sem perceber voltar a cometer os velhos hábitos. É muito fácil escorregar e voltar às feridas antigas, aos velhos hábitos e aos velhos vícios. Agora vem a pergunta: Como evitar que isto aconteça?!
Primeiro, entenda que uma recaída acontece em um padrão bem previsível.

A primeira parte deste padrão é a complacência.
Você começa a sentir-se confortável com ganhos imediatos. Começa a dizer: “Eu não preciso mais de ajuda, minha dor foi reduzida, não eliminada. Portanto não necessito mais trabalhar nos passos. Não preciso de um conselheiro”.


A segunda parte é a confusão.
A confusão se dá quando você começa a racionalizar, dizendo: “O problema realmente não era tão ruim. Eu posso lidar com ele sem ajuda de ninguém”. Você começa a esquecer de quão ruim era e o quanto o seu problema o atrapalhava.



Então você se move na direção do comprometimento.
Você volta ao lugar de tentação, volta a situação de risco que o colocou em problema no inicio, e acha que irá resistir a sua tentação. Seja uma uma casa de shows, um bar... Quando chega la com os seus amigos, você irá dizer: “Eu não vou beber, não vou ficar com ninguém... Só vim me divertir com os meus amigos”. Desta forma você começa a comprometer o processo. O pior acontece quando você retorna aos velhos hábitos.
A antiga amargura, o ódio, ressentimento ou a velha dificuldade voltam à tona. O fracasso é o resultado de um padrão que voltou a acontecer.
Por que você cai mesmo quando sabe qual é o caminho que deve seguir?

O que pode causar uma recaída?

1-    Reverter para a força de vontade.
Gálatas 3:3 (NTLH): Como é que vocês podem ter tao pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espirito de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças?
Você começa crendo em Deus e o Passo 1 diz: “Sou incapaz de mudar”. Porém, reconhece no Passo 2 que é Deus quem tem o poder. No Passo 3, eu entrega o seu problema a Deus e você deixa Deus fazer as mudanças em sua vida, mas depois de um tempo você começa a pensar: “Sou eu quem está fazendo isso, sou eu quem está promovendo estas mudanças”.
Em Zacarias 4:6 (BV) podemos ler: “Não é pela força, nem pelo poder que vocês vencerão. Será pelo meu Espirito. Vocês, embora poucos e fracos, vencerão pelo meu Espírito”. Só Deus tem o poder de tirar os seus defeitos. Se você voltar atrás, a força de vontade vai retroceder. Se você está pensando que irá conseguir vencer sem o auxilio do Espírito Santo, pode esquecer! Dificilmente você não irá fracassar.

2-    Ignorar um dos passos.
Talvez você queira passar por cima de um passo difícil como por exemplo, achando que não precisa de um determinado passo para obter a recuperação, que acha que poderá recuperar-se parcialmente. Geralmente é comum fugirmos principalmente daquele passo em que precisamos ir até as pessoas que ferimos. Se você fugir de um dos passos, nada funcionará. Você precisa seguir o que Bíblia diz, e realmente não existe um atalho fácil para o seu sucesso! Você não entrou na encrenca que está da noite para o dia. Você precisa praticar todos os passos! Em Gálatas 5:7 (NTLH), a bíblia diz: Mantenha-se trabalhando nos passos. Mantenha o ímpeto. Permaneça com as coisas que são importantes e básicas”.

3-    Tentar recuperar-se sem apoio.
“Eu vou melhorar por mim mesmo. Não preciso da ajuda de quem quer que seja”.
Você está simplesmente pedindo por uma recaída! Achar que você terá forças somente para ler as mensagens e não participar de nenhum grupo da igreja, não procurar alguém que te ajude a caminhar e irá te discipular é um grande erro, que irá te arrastar cada vez mais para o erro.
A bíblia diz: Duas pessoas juntas podem lucrar muito mais do que uma sozinha, porque o seu trabalho vai render mais. Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se. Mas o homem sozinho quando cai, está em má situação”. Eclesiastes 4:9-10.
Precisamos uns dos outros para servir como espelhos. Ao compartilhar a sua historia, eu vejo um pouco de mim mesmo nela e vice-versa. Quando você compartilha um testemunho, além de trazer cura para você mesmo traz esperança para outras pessoas.

4-    Tornar-se arrogante.
Nós ficamos confiantes e orgulhosos e dizemos : Eu sou forte. Eu venci esta mágoa”.
Veja o que a bíblia diz: “A desgraça está um passo depois do orgulho, logo depois da vaidade vem a queda”. Provérbios 16:18
Você tem que se manter humilde, do contrário vai acabar tropeçando. O homem que tenta mostrar mais do que ele realmente é, eventualmente será exposto no fim. Lembre-se da lição da baleia. Quando você chega ao topo, é quando você está pronto para ser fisgado por um arpão.

COMO PREVENIR O RETROCESSO?
Você deve reservar diariamente um tempo com Deus para auto-avaliação, leitura da bíblia e oração, a fim de conhecer a Deus e sua vontade para a sua vida e obter força para seguí-la. Isto se chama MANUTENÇÃO!
Em Marcos 14:38 (BV): Vigiem comigo e orem para que o Tentador não domine vocês, pois embora o espírito esteja preparado, o corpo é fraco.

Ferramentas de manutenção

Avaliação
Em 2 Corintios 13:5 (BV) DIZ: “Façam a verificação de vocês mesmos”...
Lamentações 3:40 (BV), diz: “Devemos examinar nossa própria vida, devemos nos arrepender de nossos pecados e voltar para o Senhor”.
O que devemos examinar o quando? Devemos nos avaliar em qualquer momento, revisando diariamente, e realizando anualmente.

Meditação

A meditação é uma boa palavra bíblica que tem sido usada com outros significados por muitas pessoas. Ela significa simplesmente diminuir o ritmo o suficiente para ouvir a Deus. Ficar muito ocupado prejudica a recuperação e o crescimento. Barulho, multidões, pressa, ativismo... Tudo isso impedem que você ouça a voz de Deus pessoalmente.
Em Salmos 1:1-3, lemos: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como arvores que crescem na beira de m riacho, elas dão frutas no tempo certo. E suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo”.

                                                                   Oração
A chave para o crescimento é ter as raízes aprofundadas na Palavra de Deus. Há uma terceira ferramenta poderosa que Deus te deixou para a manutenção da sua recuperação: A ORAÇÃO!
Esta é a maneira mais simples, porém poderosa, de  você se conectar com Deus! Você pode dizer que não pode fazer alguma coisa, mas Ele pode! Ele tem o poder para ajuda-lo a realizar as mudanças que você precisa e que Ele quer na sua vida.A escolha de permanecer neste caminho é somente sua! 
Você deseja continuar firme no caminho da recuperação? Se comprometa a realizar a manutenção da sua fé e da sua comunicação com Deus!

Um grande abraço,
Juventude Pibarg!